O whatsapp  é simplesmente o aplicativo de mensagens mais usado no Brasil. Seja para se comunicar com amigos e familiares, seja para trabalhar vendendo ou atendendo clientes, ele é o nosso companheiro diário, certo? Diante disso, pelo compartilhamento constante de informação pelo app, e de tantas fraudes acontecendo nos últimos tempos, muita gente se pergunta: como saber se meu whatsapp foi clonado?

Antes de esclarecermos sua dúvida: “como saber se meu Whatsapp foi clonado?”, vale ressaltar que o aplicativo conta com um time de desenvolvedores dedicado ao seu aprimoramento e à melhoria contínua.

Desde 2014, a ferramenta passou a ser de domínio do Facebook. E mesmo estando cercada por um sistema de segurança intenso, infelizmente ainda existem algumas falhas que possibilitam a ação de criminosos. 

Por causa dessas falhas, alguns hackers conseguem aplicar golpes em pessoas leigas em tecnologia ou que não estão tão atentas às medidas de segurança no ambiente digital. Por isso, esse artigo é pra você que sempre se pergunta: como saber se meu Whatsapp foi clonado?

Como saber se criminosos estão tentando se aproveitar de sua conta do Whatsapp?

Na teoria, não é possível clonar uma conta do WhatsApp que tenha todos os detalhes preservados. Isso porque, o aplicativo não permite que existam dois perfis com o mesmo número em dois aparelhos diferentes. 

Por isso, se alguém tentar usar seu número para clonar seu Whatsapp, você será alertado. Então, se receber alguma mensagem de confirmação no app, imediatamente faça a autenticação de seu aparelho para anular a ação criminosa.

Porém, os criminosos já sabem dessa trava de segurança e podem recorrer a outros tipos de golpes no Whatsapp ao tentar contato com  seus conhecidos. Você, provavelmente, já deve ter visto algo do tipo:  um de seus contatos recebe uma mensagem de uma pessoa se passando por você, de um número diferente, mas com sua foto.

O golpista alega que você trocou de número, e logo tenta pedir alguma quantia em dinheiro.

E mesmo parecendo ser um “golpe batido”, ainda tem gente que acredita no golpista e acaba passando detalhes da sua relação com a pessoa que o golpista está fingindo ser, o que deixa tudo ainda mais perigoso.

Por isso, recomendamos que você verifique todos os detalhes da suposta nova conta desse seu contato. Envie uma mensagem ou ligue para o “número antigo” da pessoa para saber se ela realmente mudou de número. E sempre desconfie se alguém pedir dinheiro emprestado após trocar de número, pois há grandes chances de  ser um golpe.

Verifique atividades estranhas em sua conta do Whatsapp

Como agora ficou mais difícil para os golpistas fazerem clonagem do WhatsApp sem que ninguém perceba, é bom que você fique de olho em atividades suspeitas em sua conta. 

Por exemplo, fique de olho nas últimas mensagens enviadas por você para saber se alguma foi enviada sem seu consentimento, se tem algum áudio que não ouviu mas está marcado como visto ou uma mensagem que você já visualizou mas não chegou nenhuma notificação. Observe se há alguma atividade incomum. Às vezes, os criminosos podem acessar sua conta através do WhatsApp Web. 

Para desconectar sua conta mesmo sem estar diante do computador ou notebook, acesse as configurações do WhatsApp e toque em “Aparelhos Conectados”. Como hoje é possível manter o WhatsApp Web conectado em mais de um dispositivo, uma lista das conexões vai aparecer na tela. Então, desconecte-se de todas elas, mesmo que você conheça alguma das conexões, pois você pode estar correndo risco.

Se quiser ficar mais seguro ainda, faça uma nova conexão do WhatsApp em seu próprio computador. Evite se conectar ao aplicativo em redes compartilhadas, como em computadores do trabalho ou de amigos, ou seja, que não sejam de seu uso pessoal. 

Isso porque, mesmo com todos os cuidados, ainda assim, seu WhatsApp pode ser clonado, mas você pode tomar algumas medidas para resolver o problema.

O que fazer se o WhatsApp for clonado?

Se você acredita que seu Whatsapp foi clonado ou já se certificou que isso aconteceu, a primeira coisa a se fazer é confirmar o perfil e autenticar seu aparelho, como já falamos acima.

Para isso, desinstale o aplicativo do seu celular e, em seguida, instale novamente. Informe seu número e insira o código recebido por SMS. Com esse processo, o criminoso que clonou seu WhatsApp vai perder o acesso à conta.

Se mesmo com todas as medidas de segurança, a sua conta for clonada, não se esqueça de avisar sua família, amigos e conhecidos de que seu WhatsApp foi clonado, para que eles não caiam em possíveis golpes. Com a possibilidade de fazer transferência de dinheiro pelo aplicativo, é preciso ficar sempre atento em relação às boas práticas de segurança para evitar riscos.

E se o meu celular for roubado?

Se roubaram ou furtaram seu celular e você está com medo de ter o WhatsApp clonado, não precisa entrar em pânico, pois existe solução. 

Uma delas é entrar em contato diretamente com o WhatsApp e pedir que desativem a sua conta. Com isso, passa a ser impossível recuperá-la ou acessá-la. Mesmo depois da desativação,  o WhatsApp tem um prazo de 90 dias para deletar todos os seus dados dos servidores.

A outra solução pode ser um caminho mais fácil e rápido. Você pode ir em uma loja da sua operadora, solicitar o resgate do número e comprar um novo chip. Ao inserir o chip em um novo celular e instalar o WhatsApp, já é possível recuperar sua conta.

Você também pode adotar outras medidas de segurança. Veja abaixo:

Agora que você já esclareceu a dúvida sobre: como saber se meu Whatsapp foi clonado? Com as nossas dicas acima, você consegue se proteger e ainda dificultar que isso aconteça.

Aproveite para conferir em nosso site um artigo sobre como se proteger de crimes virtuais e também a nossa política de privacidade, pois nosso atendimento é totalmente virtual, pelo site e pelo whatsapp, mas seguimos à risca todos os protocolos de segurança digital.. Conheça o Tá na Mão Crédito e saiba quais créditos estão acessíveis para você.